Voltar                                                  

>> ínicio   >>índice dos trabalhos

3- Maria Gnutzmann
Atuação do enfermeiro do trabalho na construção de linha de transmissão de energia elétrica


Maria Gnutzmann
Maria José Bezerra da Silva

Este trabalho propõe uma nova atuação do enfermeiro do trabalho na construção de uma linha de transmissão. As ações de saúde para este empreendimento foram planejadas e executadas no contexto do Sistema de Gestão Ambiental, focalizando três direções: as ações de saúde do trabalhador, vigilância epidemiológica das populações atingidas e as atividades de educação em saúde direcionadas à população de convivência.
Todas as atividades enfatizaram a prevenção, tendo como objetivo minimizar os impactos negativos à saúde, tanto dos trabalhadores como também das populações atingidas. O referencial teórico é o de Martha Rogers, por ser de cunho humanístico e centralizar seu foco no homem interagindo com o meio ambiente. Foram utilizados instrumentos básicos norteados pela legislação vigente específica, agrupados sob três aspectos: avaliação do PCMSO; desenvolvimento das ações de saúde; e a adequação das instalações destinadas aos trabalhadores.
No resultado final, 70-80% dos trabalhadores, inclusive os que já trabalharam anteriormente em obras similares, consideraram que houve melhoria nas questões de infra-estrutura básica dos alojamentos, dos refeitórios, das condições gerais de saneamento e do atendimento médico dos trabalhadores. Percebe-se que houve mudança na cultura de construção de linha de transmissão, e apesar de distante da situação ideal para a saúde desses trabalhadores, esse trabalho pode ser um começo.
Conclui-se que, este modelo de programa poderá ser aperfeiçoado e aplicado em outros empreendimentos, assegurando tanto a saúde dos trabalhadores como das populações de convivência.